Temos no mundo de hoje um novo perfil de profissional, este deve ser um sujeito com permanente capacidade de aprendizagem e de adaptação a mudanças, que saiba trabalhar em grupo, de preferência em equipes multidisciplinares, criativo, que aceite desafios e tenha domínio da linguagem das máquinas.
As habilidades exigidas são cada vez mais sofisticadas pois a evolução do modo de produção despreza o trabalho desqualificado e repetitivo, substituído eficientemente pela automatização e robotização.
Devido a estas mudanças, a educação é mais do que nunca um dos pilares para a construção de qualquer sociedade que pretenda ser desenvolvida.
O uso do computador na educação deve ser considerado como meio e ampliação das funções do professor, favorecendo mudanças nas condições e no processo de ensino aprendizagem.
A sua utilização na escola não pode limitar apenas ao treinamento de professores no uso de mais uma tecnologia e ao uso de softwares educativos. O importante é que o professor aproprie-se desta tecnologia, descobrindo as possibilidades de uso que ela permite a aprendizagem do aluno, favorecendo assim o repensar do próprio ato de ensinar.
Trata-se, portanto, de compreender o computador como um forte aliado para desenvolver projetos, para trabalhar temas geradores ou qualquer outro tipo de abordagem educativa que o Educador queira escolher, promovendo o respeito às particularidades de todos os envolvidos no "ato de educar", criando uma cumplicidade e um comprometimento de todos.
O computador difere de outros recursos utilizados no Ensino pela amplitude de possibilidades que oferece, sendo extremamente complexo falar da eficácia deste meio, sem especificar de que forma está sendo utilizado. De fato, as diferentes maneiras de sua utilização serão determinadas pelas teorias que orientam o Processo de Ensino e Aprendizagem e que são norteadoras da prática pedagógica do Educador.
É importante ter claro que o computador por si só não faz nada. O seu potencial será determinado pela metodologia de uso adotada. É muito importante que a máquina e os softwares sejam vivenciados em contextos educativos práticos, provocativos e inovadores.
Que o nosso aluno possa colocar o cérebro, o corpo, o coração e alma na resolução de
problemas. Só desta forma poderemos então acreditar na formação de um sujeito integral, onde o fazer, o sentir e o pensar estão intrinsecamente interligados proporcionando possibilidades múltiplas de atividades diversificadas; apostamos que os nossos alunos aceitem os desafios propostos no processo de aprendizagem e acreditamos que o computador é uma grande ferramenta que pode possibilitar esses mecanismos.
Lembrar que... o pressuposto fundamental de qualquer trabalho educacional é acreditar que as coisas podem mudar.
"Um professor apaixonado pela vida estimula a curiosidade e a curiosidade é a maior fonte do saber".
(Paulo Freire)
(Divina Salvador Silva – Especialista em Tecnologias Aplicadas à Educação e em EaD. Pedagoga - com formação em Orientação, Supervisão e Administração Escolar; Profª/Coord. de Informática Educacional).
As habilidades exigidas são cada vez mais sofisticadas pois a evolução do modo de produção despreza o trabalho desqualificado e repetitivo, substituído eficientemente pela automatização e robotização.
Devido a estas mudanças, a educação é mais do que nunca um dos pilares para a construção de qualquer sociedade que pretenda ser desenvolvida.
O uso do computador na educação deve ser considerado como meio e ampliação das funções do professor, favorecendo mudanças nas condições e no processo de ensino aprendizagem.
A sua utilização na escola não pode limitar apenas ao treinamento de professores no uso de mais uma tecnologia e ao uso de softwares educativos. O importante é que o professor aproprie-se desta tecnologia, descobrindo as possibilidades de uso que ela permite a aprendizagem do aluno, favorecendo assim o repensar do próprio ato de ensinar.
Trata-se, portanto, de compreender o computador como um forte aliado para desenvolver projetos, para trabalhar temas geradores ou qualquer outro tipo de abordagem educativa que o Educador queira escolher, promovendo o respeito às particularidades de todos os envolvidos no "ato de educar", criando uma cumplicidade e um comprometimento de todos.
O computador difere de outros recursos utilizados no Ensino pela amplitude de possibilidades que oferece, sendo extremamente complexo falar da eficácia deste meio, sem especificar de que forma está sendo utilizado. De fato, as diferentes maneiras de sua utilização serão determinadas pelas teorias que orientam o Processo de Ensino e Aprendizagem e que são norteadoras da prática pedagógica do Educador.
É importante ter claro que o computador por si só não faz nada. O seu potencial será determinado pela metodologia de uso adotada. É muito importante que a máquina e os softwares sejam vivenciados em contextos educativos práticos, provocativos e inovadores.
Que o nosso aluno possa colocar o cérebro, o corpo, o coração e alma na resolução de
problemas. Só desta forma poderemos então acreditar na formação de um sujeito integral, onde o fazer, o sentir e o pensar estão intrinsecamente interligados proporcionando possibilidades múltiplas de atividades diversificadas; apostamos que os nossos alunos aceitem os desafios propostos no processo de aprendizagem e acreditamos que o computador é uma grande ferramenta que pode possibilitar esses mecanismos.
Lembrar que... o pressuposto fundamental de qualquer trabalho educacional é acreditar que as coisas podem mudar.
"Um professor apaixonado pela vida estimula a curiosidade e a curiosidade é a maior fonte do saber".
(Paulo Freire)
(Divina Salvador Silva – Especialista em Tecnologias Aplicadas à Educação e em EaD. Pedagoga - com formação em Orientação, Supervisão e Administração Escolar; Profª/Coord. de Informática Educacional).
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